sábado, 21 de março de 2009

A triste Comédia

Começo esta prosa com um repto. Pelo que parece, deixar reptos aleatórios espalhados pelo ar dá sorte, basta perguntar ao Senhor que pedia anti-doping antes da final da Carlsberg Cup. Ninguém sabe bem ao que se deveu aquilo, mas lá que deu sorte, deu.
Então aqui vai. No tempo do Império Romano, não havia internet nem telemóveis ( não arremessem já tomates, vou directo á questão.). A comunicação entre os extremos do império era demorado, e nem todas as estradas que iam dar a Roma evitavam que a troca de informação demorasse meses. Ora, enquanto nas fronteiras deste vasto império, a tensão e miséria eram enormes devido á constante guerra com os bárbaros, na capital o ambiente era tristemente feliz. Mas Como? Ora, tudo consistia em colocar o público, a assistir a uma triste comédia num recinto chamado Coliseu. O espectáculo resumia-se a uma luta entre um gladiador, equipado com umas imponentes sandálias e uma devastadora faca de cortar queijo, e um soldado que apenas contava com enormes armaduras, armas e leões para se proteger do maldito gladiador. Sim, concordo que isto era estúpido. Mas as pessoas adoravam ver isto, torcer pelo seu soldado, mantendo a ilusão nas suas cabeças, de que as lutas seriam renhidas e emocionantes, para depois festejar a inesperada vitória do soldado.
Muito bem. Séc. XXI. Tudo mudou. Hoje em dia as coisas já não são bem assim. Quer dizer, são, mas agora sempre há telemóveis e internet...
O povo está devastado pela crise. A "pequenice" está entranhada nas pessoas. Basicamente somos uns merdas. Mas a triste comédia mantém-se. O Coliseu, agora conhecido por Estádio do Algarve, é alvo de um duelo entre um gladiador e um soldado. Bem, em vez de gladiador, temos uma equipa de futebol que sobrevive graças aos seus escassos recursos, dai jogar quase só com jogadores formados na sua “cantera”. E uma equipa que conta com vários jogadores internacionais estrangeiros, protegidos por animais. Não leões, mas árbitros. O povo continua a festejar quando o clube "soldado" vence. Mas não estávamos já todos á espera que um clube que conta com árbitros vencesse? Sim, mas durante as próximas duas semanas, o povo não vai pensar na crise, raios, o PIB até pode aumentar! Assim se mantém o povo feliz. Ninguém sequer põe a possibilidade de ver um confronto sem árbitros deste calibre á mistura. A armadura brilhante do soldado pode cair face á faca do gladiador. É jogar pelo seguro…É esta a triste comédia!

Sem comentários:

Enviar um comentário